Sessão da Câmara de hoje deve encaminhar indicações ao executivo e encerrou mais cedo com minuto de silêncio


Presentes: Rafael, Binha, Gean, Cristian, Elias, Zé de Mar, Pedro Agripino, Antônio Chico, Maria do Carmo, Alexandre Baquil e Zé Orlando.
Ausentes: Paulinho

Pauta de hoje:
Requerimento e indicações dos vereadores
 Paulo Roberto
Elias do Chico Elias
Binha
Zé Orlando
E pedido de última hora aceito após votação, de Antônio Chico

Discussão das indicações
Requerimento do Vereador Paulo não foi pra discussão por sua ausência.
Elias de Aquino Silva (PSC) requereu a construção de uma escola no povoado Boa Hora a 45 km da sede, os alunos dessa comunidade se deslocam para os povoados Cocal e Belém. Zé Orlando argumentou que não se trata de requerimento e sim de indicação. Depois de discussão foi entendido como indicação.

Zé Orlando: Diz a indicação recuperação “imediata das ruas de Tutoia pavimentadas com bloquetes em estado avançado por deterioração dos bloquetes” pois, segundo o vereador apresentam avarias e desníveis.
Essa indicação segundo o presidente da Casa Alexandfre Baquil  deve ser indicada primeiro à Comissão de Obras e Urbanismo e não diretamente ao executivo, como ele afirmou, fundamentado no Art. 140  do Regimento Interno e
1º (...) no caso de entender, o presidente, que não deve ser encaminhada ao prefeito e deve ser encaminhada primeiro a Comissão pertinente.

Indicação do Vereador Binha
“Melhorar o trânsito em termo de sinalização para evitar que vidas sejam ceifadas de nós e que poderiam muito contribuir com nossa cidade.”
Esta indicação gerou muitas discussões de elogios a acréscimos como na fala do vereador Crsitian, de o município fazer um convênio com a clinica privada da cidade para reabilitar os que sobrevivem de acidentes desse trânsito caótico denunciado por Binha, mas que ficam com fortes sequelas. A fiscalização do trânsito se mantém e não requer que se mexa muito no orçamento de 2013 e destine parte para convênio.
E a vereadora Maria do Carmo ao lembrar de seu ex aluno Pedro Filho que está em coma induzido vítima de acidente no fim de semana passado. Denunciou ela: “A estrada não é habitat de animal.” 

Houve ainda discussão para criação da comissão para investigação do convênio água, o advogado não esteve presente na sessão de hoje e aí houve discussão em torno de não fundamento legal para criação dessa comissão.

Um fato inusitado na sessão foi a entrada de desavisado no meio da plenária se aproximando inclusive da mesa do presidente o que evidencia falta de espaço para a galeria, já criticado aqui nesse blog, pois tudo está junto, o espaço da plenária e da galeria sem divisórias e até mesmo as discussões da galeria acabam sendo ouvidas pelos vereadores, o que os deve atrapalhar.
Carece de ampliação desse espaço. Fica aqui mais uma vez a sugestão. Sem falar do sistema de som, que dispensa comentários.

E em meio a Sessão a trágica notícia de que O ônibus da Coimbra virou na estrada Tutóia a Parnaíba, ali nas imediações da volta Jurema. E a notícia é que há morte e muitas pessoas encontram-se feridas no Hospital Dirceu Arco Verde. A Câmara de Tutóia fez um minuto de silêncio e encerrou a sessão. Acesse matéria completa no blog do yuri gomes: http://www.blogdoyurigomes.com/2013/03/onibus-da-empresa-coimbra-tomba-e-deixa_20.html 

A sessão volta após a semana santa.

Civil que adentrou ao recinto da plenária



 



Comentários